SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivasCultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

LIMA, Maria Socorro Lucena  e  BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da Pedagogia de Paulo Freire no Ensino Superior. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.71-88. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.47203.

Com o objetivo de contribuir com o debate sobre a docência no Ensino Superior, compreendendo-a como fenômeno educativo concreto e historicamente situado, o artigo aponta elementos para uma práxis dialógica na formação do professor universitário. Recorre à pesquisa bibliográfica e ao estudo qualitativo de natureza exploratória para refletir sobre o Estágio de Docência com âncora nos aportes teóricos de Lima (2002, 2015), Pimenta (2002, 2006), Ghedin (2010), Freitas (2016) e da Pedagogia de Paulo Freire. O reconhecimento das contradições inerentes ao contexto político e sua influência na formação para a docência no espaço-tempo da universidade indica a pesquisa como princípio formativo e ato de conhecimento mediador do contato e da reflexão com e sobre a realidade da sala de aula na universidade, com vistas a compreender e objetivar ações e relações autenticamente formadoras.

Palavras-chave : relação ensino-aprendizagem; Estágio de Docência; Pedagogia de Paulo Freire.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )