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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

BRANDAO, Carlos Rodrigues  e  FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.89-106. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.47204.

Este artigo discute a proposta de cultura e educação popular, desenvolvida a partir dos anos 1960, por Paulo Freire, como possibilidade de articular e fundamentar sua proposta e/ou sistema de educação, contemplando da alfabetização à universidade. A proposta reúne elementos com forte suficiência para pensar a educação para além da concepção dita tradicional, em que a "informação cultural" em suas múltiplas expressões e a educação eram, ou ainda são, utilizadas como recursos pedagógicos para transferir a setores populares conhecimentos eruditos, carregados da lógica dominante. Os movimentos emergentes dos anos 1960, em que a cultura e a educação são rediscutidas em diálogo com a cultura popular, sonhavam tornarem-se meios para efetuar uma comunicação biunívoca, de efeito conscientizador. Para tal, tomam como referência os valores da cultura de grupos e comunidades populares como elementos próprios de reflexão coletiva sobre as condições de vida e o significado dos símbolos do povo; seguidos da reflexão coletiva que consubstanciasse o pensamento do povo de um sentido humano e crítico, que os movimentos de cultura popular reconheciam terem sido perdidos, ao traduzir-se em termos de "cultura de massas". Assim, importa empreender a recuperação dos valores do povo como aporte do novo modo de compreender o mundo, saber vivê-lo e transformá-lo. Nessa perspectiva, problematizamos possibilidades de transição da dita concepção tradicional para uma educação transformadora ou humanizadora, que abarque da alfabetização à universidade popular.

Palavras-chave : educação popular; cultura popular; sistema freireano de educação..

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