SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue61Popular culture and popular education: an expression of Freire's proposal for a kind of education systemTeacher development and pedagogical practice in the light of Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

NICOLODI, Suzana Cini Freitas  and  SILVA, Valentim da. Formação de professores e formação humana: não é só necessária, mas possível. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.107-125. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.47207.

O texto a seguir dialoga sobre a experiência vivenciada e integrada entre estudantes de uma turma do Curso de Licenciatura em Ciências e de uma turma do 9° ano do ensino fundamental no litoral paranaense. Compreendendo a importância de buscar a ruptura epistemológica com o paradigma educacional dominante, buscou-se por novos sentidos e maneiras de fazer e fazer-se na docência. Em docência compartilhada, via aprendizagem por projetos e, especialmente, apoiados na pedagogia freireana, os autores apresentam suas percepções sobre os processos de mediação na formação de professores e na formação humana. Apontam como principais aprendizados: a necessidade de intervenção nos espaços formativos; o reconhecimento do contexto local para a ressignificação de conceitos e valores; a garantia de espaços de escuta e de fala; e, sobretudo, o cuidado afetivo com o outro.

Keywords : docência compartilhada; aprendizagem por projetos; trama conceitual freireana..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )