SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educaçãoFormação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

NICOLODI, Suzana Cini Freitas  e  SILVA, Valentim da. Formação de professores e formação humana: não é só necessária, mas possível. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.107-125. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.47207.

O texto a seguir dialoga sobre a experiência vivenciada e integrada entre estudantes de uma turma do Curso de Licenciatura em Ciências e de uma turma do 9° ano do ensino fundamental no litoral paranaense. Compreendendo a importância de buscar a ruptura epistemológica com o paradigma educacional dominante, buscou-se por novos sentidos e maneiras de fazer e fazer-se na docência. Em docência compartilhada, via aprendizagem por projetos e, especialmente, apoiados na pedagogia freireana, os autores apresentam suas percepções sobre os processos de mediação na formação de professores e na formação humana. Apontam como principais aprendizados: a necessidade de intervenção nos espaços formativos; o reconhecimento do contexto local para a ressignificação de conceitos e valores; a garantia de espaços de escuta e de fala; e, sobretudo, o cuidado afetivo com o outro.

Palavras-chave : docência compartilhada; aprendizagem por projetos; trama conceitual freireana..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )