SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue61Teacher training and human formation: not only necessary but possibleOn cultural and ethical-political education of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SANTIAGO, Eliete  and  BATISTA NETO, José. Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.127-141. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.47202.

O artigo aborda as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores/as e a prática pedagógica a partir da categoria diálogo. A prática pedagógica ganha centralidade como categoria de análise e como atividade formadora, tratada numa perspectiva institucional e plural, enquanto que a prática pedagógica docente se constitui em uma das suas traduções. A dimensão relacional é destacada como característica e base do pensamento freireano, bem como explicação das relações ensino-pesquisa, docência-discência, sujeitos da educação-contexto socioeducacional.

Keywords : formação de professores; prática pedagógica; diálogo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )