SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61Formação de professores e formação humana: não é só necessária, mas possívelSobre a educação cultural e ético-política dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SANTIAGO, Eliete  e  BATISTA NETO, José. Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.127-141. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.47202.

O artigo aborda as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores/as e a prática pedagógica a partir da categoria diálogo. A prática pedagógica ganha centralidade como categoria de análise e como atividade formadora, tratada numa perspectiva institucional e plural, enquanto que a prática pedagógica docente se constitui em uma das suas traduções. A dimensão relacional é destacada como característica e base do pensamento freireano, bem como explicação das relações ensino-pesquisa, docência-discência, sujeitos da educação-contexto socioeducacional.

Palavras-chave : formação de professores; prática pedagógica; diálogo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )