SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61Complexos temáticos na formação de professores do campoInclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

NABAES, Thais de Oliveira  e  PEREIRA, Vilmar Alves. Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.189-204. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.45961.

A presente discussão é oriunda de uma tese de doutorado em Educação Ambiental que se propôs a discutir o Ser sob duas perspectivas: a da Racionalidade Instrumental e a da Racionalidade Ambiental. Questionando em que medida o horizonte da Racionalidade Ambiental poderia contribuir para (re)significar e situar o Ser, empreendemos um exercício hermenêutico, a fim de alargar a compreensão de categorias postas para o estudo. Tomando como uma das referências possíveis a perspectiva teórica de Enrique Leff, apresentamos alternativas para pensar o Ser no horizonte de uma nova Racionalidade, considerando que esta além de superar as patologias da Razão Instrumental pode constituir-se em um novo indicador para nosso modo de ser-no-mundo.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Ser; Racionalidade Ambiental..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )