SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue61Environmental Ontology: repositioning of Being on the horizon of Environmental RationalityUCA Project in Tiradentes: meanings of two teachers about digital information and communication technologies in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo  and  PEIXOTO, Joana. Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.205-222. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.46088.

Este artigo discute as questões que emergiram em uma pesquisa sobre a formação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar no contexto do Programa Um Computador por Aluno no estado de Goiás. Estas questões são abordadas através da convergência de dois eixos temáticos: 1) a formação de professores e a 2) inclusão digital via ambiente escolar, com base em princípios do materialismo histórico-dialético. A contradição e a alienação são utilizadas para colocar em questão o conceito de inclusão digital e para demonstrar que o modelo formativo docente teve como pressupostos básicos a fragmentação e a hierarquização, baseando-se em uma racionalidade instrumental.

Keywords : materialismo histórico-dialético; formação de professores; inclusão digital via ambiente escolar; laptops educacionais; tecnologia e educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )