SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade AmbientalProjeto UCA em Tiradentes: significações de duas professoras quanto às tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo  y  PEIXOTO, Joana. Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.205-222. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.46088.

Este artigo discute as questões que emergiram em uma pesquisa sobre a formação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar no contexto do Programa Um Computador por Aluno no estado de Goiás. Estas questões são abordadas através da convergência de dois eixos temáticos: 1) a formação de professores e a 2) inclusão digital via ambiente escolar, com base em princípios do materialismo histórico-dialético. A contradição e a alienação são utilizadas para colocar em questão o conceito de inclusão digital e para demonstrar que o modelo formativo docente teve como pressupostos básicos a fragmentação e a hierarquização, baseando-se em uma racionalidade instrumental.

Palabras clave : materialismo histórico-dialético; formação de professores; inclusão digital via ambiente escolar; laptops educacionais; tecnologia e educação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )