SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por AlunoAnálise lexicométrica aplicada ao estudo das concepções de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

LIMA, Marcio Roberto de  e  NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Projeto UCA em Tiradentes: significações de duas professoras quanto às tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto escolar. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.223-240. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.46117.

Este artigo enfoca algumas influências do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) na apropriação docente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e nas práticas pedagógicas. Em campo, foram realizadas entrevistas com duas professoras que partilharam suas impressões e experiências no Projeto UCA em uma escola de Tiradentes (MG) durante o ano de 2011. Devidamente autorizadas, as entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas em um procedimento misto de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e - em alguns momentos - Análise Crítica de Discurso. (GEE, 1999, 2001). Com auxílio do software Atlas.ti os dados empíricos foram codificados em unidades de significados que buscaram sintetizar: as condições de infraestrutura tecnológica oportunizadas pelo Projeto UCA; as percepções docentes sobre o Projeto e suas ações de formação; os principais impactos culturais vivenciados pelas professoras, além dos desdobramentos associados nas práticas pedagógicas empreendidas com as TDIC. A análise dos dados evidenciou que as ações do Projeto UCA não foram suficientes para estimular a apropriação docente das TDIC, a reconfiguração das práticas pedagógicas e a instauração de uma cultura digital, tendo em vista o baixo aproveitamento do potencial das TDIC associado a um cenário precário para a implantação da política na escola estudada.

Palavras-chave : políticas públicas; cibercultura; tecnologias digitais; prática pedagógica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )