SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61Projeto UCA em Tiradentes: significações de duas professoras quanto às tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto escolarOs processos imigratórios dos séculos XIX e XX: diálogos entre o saber acadêmico e a Educação Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

TERRAZAS, Walter. Análise lexicométrica aplicada ao estudo das concepções de aprendizagem. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.241-255. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.44222.

Concepções de aprendizagem têm sido investigadas principalmente através de uma abordagem chamada fenomenografia. No entanto, a contribuição para a sua sistematização teórica tem gerado recentemente um debate acerca de algumas de suas bases metodológicas e conceituais. Este artigo aborda esta discussão, apresentando as concepções de aprendizagem identificadas através de uma abordagem metodológica de análise diferente, a análise lexicométrica. Entrevistas semiestruturadas, que incluíram o processo de aprendizagem e os resultados, foram aplicadas a 29 estudantes universitários do primeiro ano e, posteriormente, analisadas com o apoio do programa Alceste. Os resultados indicam que as concepções de aprendizagem abarcam o ato de memorizar, aplicar e compreender o conteúdo, assim como a coerência entre teoria e prática. São discutidos os procedimentos da metodologia utilizada, o seu papel na identificação de concepções de aprendizagem e a comparação com resultados de pesquisas anteriores.

Palavras-chave : aprendizagem; estudantes universitários; análise de conteúdo..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )