SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue62The role of word reading fluency in the development of reading comprehension: A longitudinal studyText reading comprehension and its relationship with executive functions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

VIANA, Fernanda Leopoldina  and  BORGES, Miguel. Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade. Educ. Rev. [online]. 2016, n.62, pp.33-51. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.48023.

Neste artigo são analisados os resultados de um Programa de Promoção da Fluência em Leitura (PPFL), implementado junto de 74 alunos do 2º ano de escolaridade de um Agrupamento Escolar do norte de Portugal. O PPFL é constituído por 22 sequências didáticas, elaboradas a partir de 22 textos (9 narrativos, 4 informativos e 9 poemas). Cada sequência foi operacionalizada em sessões de 10 a 15 minutos, durante 22 semanas, em ciclos de cinco dias (quinta-feira a quarta-feira). Em cada semana foi trabalhado apenas uma sequência didáctica (i.e. um texto). Foi utilizado um design quase experimental, com grupo experimental e grupo de controlo e com pré e pós-teste. Os sujeitos foram avaliados através de um teste de fluência de leitura - o Teste de Fluência em Leitura (TFL) -, considerando as variáveis velocidade e precisão. Os resultados evidenciam diferenças significativas a favor do grupo experimental, que superou as diferenças iniciais que se registavam no pré-teste. A análise qualitativa do impacto do PPFL aponta para um incremento na motivação para ler, no envolvimento da família e para a mudança de práticas por parte dos professores envolvidos.

Keywords : fluência em leitura; programas de intervenção; estratégias de leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )