SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62Compreensão da leitura textual e sua relação com as funções executivasDesenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

BARRERA, Sylvia Domingos  e  SANTOS, Maria José dos. Produção escrita de narrativas: influência de condições de solicitação. Educ. Rev. [online]. 2016, n.62, pp.69-85. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.48026.

A habilidade de produzir narrativas não emerge repentinamente, apresenta um desenvolvimento gradual, cujo percurso é influenciado por vários fatores, dentre os quais, destacam-se: idade; escolaridade; experiências prévias com textos; tipo de solicitação, ou seja, produção livre, a partir de gravuras, de ilustrações de livros infantis, relatos de fatos ocorridos, reprodução de histórias contadas, entre outros. Há indícios de que, no início da escolarização, as narrativas apresentam-se melhor estruturadas quando a condição de solicitação oferece apoio visual, sobretudo quando este apresenta algum tipo de conflito. Nesta pesquisa, investigamos: (1) o desempenho na produção de narrativas de alunos do 3º e 5º anos do ensino fundamental, sob diferentes condições de produção: com apoio visual e verbal e com e sem sugestão de conflito e (2) os efeitos da escolaridade no desempenho em produção de narrativas. Os alunos foram solicitados a produzirem histórias (um tipo particular de narrativa) em seis diferentes condições. Os resultados mostram que, embora o apoio visual seja relevante na qualidade narrativa de histórias, ele não é fator determinante. A presença de sugestão de conflito parece ser também um elemento favorecedor. Nossos dados apontam também efeito positivo da escolaridade na qualidade narrativa dos textos produzidos pelos alunos investigados. Discute-se a importância de práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem de conhecimentos explícitos relativos à estrutura dos diferentes tipos de texto, de modo a propiciar maior competência dos alunos na produção textual.

Palavras-chave : escrita; narrativas; produção de texto; habilidades metatextuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )