SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62Produção escrita de narrativas: influência de condições de solicitaçãoA revisão textual na perspectiva de professoras do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

PINHEIRO, Luciana Ribeiro  y  GUIMARAES, Sandra Regina Kirchner. Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião. Educ. Rev. [online]. 2016, n.62, pp.87-106. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.48310.

O artigo apresenta e discute dados do aprimoramento da capacidade de escrita a partir da reflexão sobre a aprendizagem das especificidades próprias da linguagem argumentativa. Realizou-se uma pesquisa de intervenção para o desenvolvimento da capacidade de gestão consciente do uso de marcas linguísticas da argumentação (operadores argumentativos e organizacionais). A escrita dos participantes do estudo - 18 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública - foi analisada considerando-se dois aspectos: a) A relação entre os conhecimentos linguísticos relativos à coerência e à coesão e o aperfeiçoamento da escrita; b) A apropriação das especificidades tipológicas concernentes à escrita argumentativa. O estudo revelou que a decisão de usar os elementos constitutivos de um texto de opinião (argumento, contra-argumento, resposta) não é o único fator que orienta as produções textuais. Um importante fator evidenciado nas etapas de produção está relacionado ao tema e à forma como ele é apresentado aos participantes. Assim, verificou-se que o texto é mais bem desenvolvido quando o tema proposto possibilita a criação de um espaço de negociação de divergências na produção textual. Entretanto, a realização de intervenções didático-pedagógicas possibilitou que os estudantes refletissem sobre os elementos da "estrutura argumentativa", o que resultou em um aumento de suas habilidades metatextuais e, consequentemente, maior capacidade no que se refere à produção deste gênero de texto.

Palabras clave : habilidade metatextual; escrita argumentativa; texto de opinião.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )