SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue62Metatextual knowledge development and its expression in the production of opinion writingAn instrument for the formative assessment of texts produced by users of the Brazilian Sign Language - Libras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SPINILLO, Alina Galvão  and  CORREA, Jane. A revisão textual na perspectiva de professoras do ensino fundamental. Educ. Rev. [online]. 2016, n.62, pp.107-123. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.48024.

O presente artigo analisa as concepções de professoras do ensino fundamental acerca da revisão textual e as ações didáticas por elas realizadas em sala de aula, estabelecendo como este conhecimento se aproxima ou se distancia daquele descrito na literatura. Foram entrevistadas 15 professoras que discorreram acerca de como conceituam a revisão textual, sobre o que revisar, bem como sobre as situações didáticas e procedimentos adotados em sala de aula para que seus alunos revisem os textos que produzem. De maneira geral, as professoras possuem concepção sequencial e linear acerca da escrita e da revisão de texto. A revisão confunde-se, muitas vezes, com a correção de erros, voltando-se para a edição dos aspectos formais do texto. A prática de revisão mais frequentemente citada compreende a releitura do texto pela criança ao lado da professora. De forma geral, observa-se grande descompasso entre conceitos oriundos de pesquisas na área e a forma como as professoras entrevistadas pensam e realizam sua prática pedagógica quanto à revisão de texto.

Keywords : revisão textual; escrita; estratégias de revisão; situações didáticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )