SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opiniãoUm instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SPINILLO, Alina Galvão  y  CORREA, Jane. A revisão textual na perspectiva de professoras do ensino fundamental. Educ. Rev. [online]. 2016, n.62, pp.107-123. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.48024.

O presente artigo analisa as concepções de professoras do ensino fundamental acerca da revisão textual e as ações didáticas por elas realizadas em sala de aula, estabelecendo como este conhecimento se aproxima ou se distancia daquele descrito na literatura. Foram entrevistadas 15 professoras que discorreram acerca de como conceituam a revisão textual, sobre o que revisar, bem como sobre as situações didáticas e procedimentos adotados em sala de aula para que seus alunos revisem os textos que produzem. De maneira geral, as professoras possuem concepção sequencial e linear acerca da escrita e da revisão de texto. A revisão confunde-se, muitas vezes, com a correção de erros, voltando-se para a edição dos aspectos formais do texto. A prática de revisão mais frequentemente citada compreende a releitura do texto pela criança ao lado da professora. De forma geral, observa-se grande descompasso entre conceitos oriundos de pesquisas na área e a forma como as professoras entrevistadas pensam e realizam sua prática pedagógica quanto à revisão de texto.

Palabras clave : revisão textual; escrita; estratégias de revisão; situações didáticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )