SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opiniãoUm instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SPINILLO, Alina Galvão  e  CORREA, Jane. A revisão textual na perspectiva de professoras do ensino fundamental. Educ. Rev. [online]. 2016, n.62, pp.107-123. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.48024.

O presente artigo analisa as concepções de professoras do ensino fundamental acerca da revisão textual e as ações didáticas por elas realizadas em sala de aula, estabelecendo como este conhecimento se aproxima ou se distancia daquele descrito na literatura. Foram entrevistadas 15 professoras que discorreram acerca de como conceituam a revisão textual, sobre o que revisar, bem como sobre as situações didáticas e procedimentos adotados em sala de aula para que seus alunos revisem os textos que produzem. De maneira geral, as professoras possuem concepção sequencial e linear acerca da escrita e da revisão de texto. A revisão confunde-se, muitas vezes, com a correção de erros, voltando-se para a edição dos aspectos formais do texto. A prática de revisão mais frequentemente citada compreende a releitura do texto pela criança ao lado da professora. De forma geral, observa-se grande descompasso entre conceitos oriundos de pesquisas na área e a forma como as professoras entrevistadas pensam e realizam sua prática pedagógica quanto à revisão de texto.

Palavras-chave : revisão textual; escrita; estratégias de revisão; situações didáticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )