SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62Literacia científica: leitura e produção de textos científicosIndividualismo e comunidade profissional nos estabelecimentos escolares na Espanha: limitações e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

ANGELO, Claudia Laus  e  LINS, Romulo Campos. Alunos falam sobre a escola: do mundo dos adultos à Terra do Nunca. Educ. Rev. [online]. 2016, n.62, pp.165-180. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.44134.

A discussão que trazemos neste artigo é parte de nossa leitura das falas de alunos que frequentavam os anos finais do ensino fundamental em 2009 e 2010. Temos como objetivo evidenciar os significados que eles produziram para a escola à luz das noções de significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo que fazem parte do Modelo dos Campos Semânticos e de um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitiu distinguir que quando os alunos falam sobre a escola os significados que eles produzem, de que a escola é importante para o futuro deles, vão em direção ao Mundo dos Adultos. Mas, quando eles se colocam dentro da escola, suas falas contemplam o encontro com os amigos e a hora do recreio, aproximando-se mais da lógica da Terra do Nunca.

Palavras-chave : escola; alunos; significado; objeto; espaço comunicativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )