SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62Individualismo e comunidade profissional nos estabelecimentos escolares na Espanha: limitações e possibilidadesOs Departamentos Municipais de Educação na Galícia na legislatura 2007-2011: um estudo de casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

RODRIGUEZ ZIDAN, Eduardo  e  GRILLI, Javier. Desafios do modelo de prática por ressonância colaborativa na formação inicial dos docentes. Educ. Rev. [online]. 2016, n.62, pp.199-227. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.46406.

Neste artigo são analisados e comparados dois modelos de prática docente para a formação de professores do ensino médio implementados no Uruguai: o modelo histórico, baseado em um trabalho individual, com pouca supervisão pedagógica, e o modelo por ressonância colaborativa. O método de investigação foi misto e do tipo concorrente, articulando estratégias metodológicas qualitativas e quantitativas. Foi aplicada uma entrevista a uma amostra não probabilística de 197 casos (122 estudantes praticantes da carreira docente e 75 professores de centros de práticas), bem como entrevistas em profundidade com 13 informantes qualificados. Depois de revisar e comparar diferentes estudos intencionais e da realização da análise das evidências coletadas, foi concluído que o modelo denominado "ressonância colaborativa" é uma alternativa eficaz para orientar mudanças significativas na formação de futuros docentes do ensino médio. A implementação desta modalidade é um importante desafio de gestão institucional e é um passo importante no longo caminho para o fortalecimento da qualidade da formação de professores do ensino médio.

Palavras-chave : formação de professores; prática docente; ressonância colaborativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )