SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62Los Departamentos Municipales de Educación en Galicia en la legislatura 2007-2011: un estudio de casosQualidade Sinaes para o curso de pedagogia: padrão ou ilusão? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

BRAGA, Maria José  y  XAVIER, Flavia Pereira. Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública. Educ. Rev. [online]. 2016, n.62, pp.245-259. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.46817.

O trabalho discute resultados de uma pesquisa que identifica e analisa projetos e aspirações de continuidade dos estudos de alunos do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Busca-se compreender as formas de presença da escola e da família na elaboração dos projetos de vida. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de questionários autoaplicados dirigidos aos alunos. Foram realizados cruzamentos entre a variável resposta (se o aluno pretende cursar o ensino superior) e as variáveis relacionadas às características adscritivas dos alunos, à trajetória escolar, ao contexto familiar e escolar. A partir dos cruzamentos, foram selecionadas as variáveis que indicavam associação com a variável resposta e estimado um modelo de regressão logística que buscou analisar os fatores associados às aspirações dos alunos em cursar o ensino superior. Os achados indicaram que três características distinguem mais os alunos em termos de aspirações de continuidade de estudos: sexo, renda familiar e incentivo da família.

Palabras clave : projetos de vida; aspirações escolares; ensino médio; ensino superior; escola pública.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )