SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola públicaEnsino de Filosofia: método e recepção filosófica em Agnes Heller índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SOUZA, Valdinei Costa. Qualidade Sinaes para o curso de pedagogia: padrão ou ilusão?. Educ. Rev. [online]. 2016, n.62, pp.261-277. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.45326.

Este artigo evidencia a qualidade parametrizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) em seus instrumentos avaliativos e que é usada no processo de orientação da oferta dos cursos de pedagogia. A hipótese de investigação considerou que os resultados exarados pelo Sinaes se baseiam em critérios que não esclarecem o padrão de qualidade desejável para a oferta dos cursos em questão, contribuindo pouco para superar os desafios destacados pelos embates em torno das suas Diretrizes Curriculares Nacionais. Para testar essa hipótese, foram utilizados os dados presentes em uma amostra de fichas de avaliação de cursos in loco, bem como nos instrumentos e resultados avaliativos produzidos pelo Sinaes. A partir de uma perspectiva hermenêutica, a análise dos indicadores e parâmetros efetivamente utilizados pelo Sinaes para avaliar os cursos de pedagogia revelou um padrão de qualidade impreciso, delineando um perfil difuso do que é bom ou adequado para orientar a oferta desses cursos no Brasil.

Palabras clave : qualidade; Sinaes; pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )