SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63A formação de educadores ambientais no México: progressos e perspectivasFormação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

RAYA, Manuel Jiménez. A pedagogia de casos como estratégia catalizadora da mudança para a autonomia do aluno e do professor na formação inicial de professores do ensino secundário. Educ. Rev. [online]. 2017, n.63, pp.67-83. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49138.

A formação inicial de professores implica não só preparar os estudantes para conhecer, pensar e compreender, mas também ajudá-los a compreender para atuar. Vários especialistas têm recomendado uma pedagogia de casos na formação inicial para a docência, uma vez que pode apoiar a superação de algumas carências dos modelos de formação tradicionais e contribuir de modo significativo para o desenvolvimento profissional dos professores. Uma pedagogia de casos baseia-se na ideia de que o conhecimento é construído com base no conhecimento prévio, está associado à experiência, é passível de transformação e pode mudar. Por outro lado, uma pedagogia de casos ajuda o professor em formação a compreender a complexidade da docência, encorajando a busca de soluções de ensino alternativas. Neste artigo, sustenta-se que uma pedagogia de casos é útil para promover a reflexão crítica, facilitar a compreensão da teoria e formar professores com capacidade de resolver problemas, favorecendo a relação entre o ensino, a investigação e o desenvolvimento profissional.

Palavras-chave : formação de professores; pedagogia de casos; formação inicial de professores para a autonomia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )