SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue63Case pedagogy as a catalyst for change towards teacher and learner autonomy in initial teacher training on secondary educationThe place of research in the Professional Master's Program in Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

VIEIRA, Flávia. Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática. Educ. Rev. [online]. 2017, n.63, pp.85-101. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49139.

A formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática.

Keywords : formação de professores; experiência educativa; emancipação profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )