SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63A pedagogia de casos como estratégia catalizadora da mudança para a autonomia do aluno e do professor na formação inicial de professores do ensino secundárioO lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

VIEIRA, Flávia. Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática. Educ. Rev. [online]. 2017, n.63, pp.85-101. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49139.

A formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática.

Palavras-chave : formação de professores; experiência educativa; emancipação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )