SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue63Postgraduate teacher education: building a pedagogy of experience, towards a more democratic educationProfessional Master's Degree in Education: Theory and Practice of Teaching - qualification of educational processes in Basic Education research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ANDRE, Marli  and  PRINCEPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educ. Rev. [online]. 2017, n.63, pp.103-117. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49805.

O texto discute o lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação no Brasil. Na primeira parte, são revistos alguns pontos da sua trajetória, que foi marcada por resistências e desconfianças por parte da comunidade acadêmica. Em seguida, procura-se mostrar aproximações e diferenças entre o Mestrado Profissional e o Acadêmico, acentuando o lugar privilegiado da pesquisa na formação do profissional da educação. Tendo como referência o Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), indica-se como se tem procurado articular investigação e prática pedagógica na estrutura curricular do curso. Finalmente, apresenta-se uma análise dos trabalhos finais defendidos pelos pós-graduandos desse curso, destacando temas, metodologias e resultados obtidos, o que permite avaliar a consecução dos objetivos pretendidos.

Keywords : pesquisa da prática; Mestrado Profissional; trabalho final de mestrado..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )