SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democráticaMestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino - qualificação dos processos de educar na pesquisa da Educação Básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ANDRE, Marli  y  PRINCEPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educ. Rev. [online]. 2017, n.63, pp.103-117. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49805.

O texto discute o lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação no Brasil. Na primeira parte, são revistos alguns pontos da sua trajetória, que foi marcada por resistências e desconfianças por parte da comunidade acadêmica. Em seguida, procura-se mostrar aproximações e diferenças entre o Mestrado Profissional e o Acadêmico, acentuando o lugar privilegiado da pesquisa na formação do profissional da educação. Tendo como referência o Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), indica-se como se tem procurado articular investigação e prática pedagógica na estrutura curricular do curso. Finalmente, apresenta-se uma análise dos trabalhos finais defendidos pelos pós-graduandos desse curso, destacando temas, metodologias e resultados obtidos, o que permite avaliar a consecução dos objetivos pretendidos.

Palabras clave : pesquisa da prática; Mestrado Profissional; trabalho final de mestrado..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )