SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em EducaçãoDesafios e possibilidades na formação de professores - em torno da análise de relatórios de estágio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

CUNHA, Claudia Madruga  e  AGRANIONIH, Neila Tonin. Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino - qualificação dos processos de educar na pesquisa da Educação Básica. Educ. Rev. [online]. 2017, n.63, pp.119-135. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49807.

O artigo analisa as dissertações produzidas pela primeira turma do Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal de Paraná (UFPR, Brasil), destacando a construção da identidade deste Programa de formação de professores. Consideramos nessas propostas e resultados de pesquisa possíveis contribuições à realidade escolar que qualifiquem os objetivos do Programa. A partir da análise documental das 19 dissertações defendidas em 2015 pela primeira turma de mestrandos, catalogadas no acervo digital da Biblioteca da UFPR, buscamos encontrar os efeitos da instrumentalização da pesquisa ofertada pelo Programa, a capacidade de reflexividade, de autonomia, de elucidação da própria experiência e as possíveis intervenções nos contextos profissionais dos seus autores. As dissertações foram agrupadas em três eixos temáticos: o primeiro analisa experiências possíveis em um campo; o segundo analisa os instrumentos que vêm de fora da área; o terceiro analisa o meio. Nos estudos concluídos podemos localizar: i) tendências a explorar a experiência na busca de contribuir para o próprio campo; ii) tendências a privilegiar a tecnologia para a inovação da prática; iii) tendências a problematizar o meio escolar como efeito e contraefeito ao desenvolvimento do profissional e às condições da sua profissionalidade.

Palavras-chave : Mestrado Profissional; teoria e prática de ensino; pesquisa da experiência; prática docente..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )