SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue63Professional Master's Degree in Education: Theory and Practice of Teaching - qualification of educational processes in Basic Education researchThe initial formation limits and possibilities to the development of teaching autonomous practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ANDRADE, Ana Isabel  and  MARTINS, Filomena. Desafios e possibilidades na formação de professores - em torno da análise de relatórios de estágio. Educ. Rev. [online]. 2017, n.63, pp.137-154. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49134.

Este texto analisa relatórios de estágio produzidos no quadro de um curso de mestrado profissionalizante para o 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição de ensino superior público em Portugal (Universidade de Aveiro). Trata-se de compreender, a partir dos relatórios escritos e defendidos por futuras professoras, as potencialidades de formação de um trabalho pedagógico-didático que elege a diversidade linguística como objeto de intervenção. Analisa-se o conteúdo do discurso de professoras em formação inicial, recolhido num dispositivo de ação, investigação e formação, para compreensão das potencialidades de construção de conhecimento profissional que os espaços de redação dos relatórios de estágio sobre as práticas de educação para a diversidade abrem, identificando desafios e possibilidades que se colocam atualmente à formação inicial de professores.

Keywords : relatório de estágio; formação de professores; conhecimento profissional; prática educativa; diversidade linguística..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )