SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino - qualificação dos processos de educar na pesquisa da Educação BásicaLimites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ANDRADE, Ana Isabel  y  MARTINS, Filomena. Desafios e possibilidades na formação de professores - em torno da análise de relatórios de estágio. Educ. Rev. [online]. 2017, n.63, pp.137-154. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49134.

Este texto analisa relatórios de estágio produzidos no quadro de um curso de mestrado profissionalizante para o 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição de ensino superior público em Portugal (Universidade de Aveiro). Trata-se de compreender, a partir dos relatórios escritos e defendidos por futuras professoras, as potencialidades de formação de um trabalho pedagógico-didático que elege a diversidade linguística como objeto de intervenção. Analisa-se o conteúdo do discurso de professoras em formação inicial, recolhido num dispositivo de ação, investigação e formação, para compreensão das potencialidades de construção de conhecimento profissional que os espaços de redação dos relatórios de estágio sobre as práticas de educação para a diversidade abrem, identificando desafios e possibilidades que se colocam atualmente à formação inicial de professores.

Palabras clave : relatório de estágio; formação de professores; conhecimento profissional; prática educativa; diversidade linguística..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )