SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63Políticas educacionais e juventude rural no ensino superiorPrograma Um Computador Por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

FRAGELLI, Ricardo Ramos  e  FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira. Trezentos: a dimensão humana do método. Educ. Rev. [online]. 2017, n.63, pp.253-265. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.46800.

Trezentos é um método de ensino e aprendizagem que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem e, apesar do seu desenvolvimento ter sido motivado para o enfrentamento do panorama de reprovações no ciclo básico de Engenharia, atualmente é utilizado em cursos como Fisioterapia, Psicologia, Medicina e Direito, também tendo um início promissor no Ensino Médio. Na disciplina de Cálculo 1 em que foi aplicado, houve uma melhora no índice de aprovações de 50 para 95%, entretanto, o principal resultado do método é o desenvolvimento do lado humano dos participantes. Nesse sentido, este artigo procura apresentar a percepção do estudante com relação ao Trezentos, considerando dimensões como nervosismo e ansiedade em provas, colaboração, solidariedade, empatia, crescimento pessoal e liberdade para aprender.

Palavras-chave : aprendizagem significativa; aprendizagem colaborativa; evasão; ansiedade; empatia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )