SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue63Three Hundred: the human dimension of the method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ANDRIOLA, Wagner Bandeira  and  GOMES, Carlos Adriano Santos. Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica. Educ. Rev. [online]. 2017, n.63, pp.267-288. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.48230.

O avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais.

Keywords : Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); avaliação de programas sociais; tecnologia educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )