SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64Comparative clarification between studies on psychoanalysis and education in France and in Brazil: Is psychoanalysis applied to education?Who is afraid of the unknown knowledge? Determinants of the relation with knowledge in the formation of teachers-trainees author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MARIOTTO, Rosa Maria Marini. Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir dos conceitos de transferência e discurso. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.35-48. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49816.

Partindo da suposição de que a relação pedagógica está implícita na relação humana, a educação se desenvolve muito mais pelo laço que se estabelece do que pelo conhecimento adquirido que expressamos ao outro. Desse modo, este artigo pretende investigar algumas contribuições que pode a psicanálise oferecer ao campo da educação, circunscrevendo primeiramente a temática da transferência no sentido de refletir sobre o laço professor-aluno para, em seguida, apresentar o conceito proposto por Lacan de discurso e suas modalidades, articulando-o com o fato de que nos laços estabelecidos entre a educação, as ciências, os educadores e os educandos, o discurso faz giro; nunca permanece numa única modalidade discursiva, interferindo na aprendizagem.

Keywords : educação; aprendizagem; psicanálise; transferência e discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )