SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64Some contributions from psychoanalysis to education from the concepts of transference and speechDo Basic Education teachers suffer from what today? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

WEBER, Jean-Marie  and  STROHMER, Julia. Quem tem medo do saber não sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.49-69. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49812.

O objetivo de todo professor é o de transmitir saber, bem como de apoiar e acompanhar os jovens em seu desejo de saber. Assumir a função de professor requer questionar-se sobre a relação com o saber, tanto do aluno quanto o seu próprio. Os futuros professores devem, portanto, enfrentar a pergunta se eles querem ou não assumir essas funções. Por meio de uma pesquisa qualitativa longitudinal, os autores desse artigo interessaram-se pelos processos de subjetivação e de profissionalização de futuros professores, e isso a partir de uma perspectiva psicanalítica de orientação lacaniana. Auxiliados por estudos de casos individuais e pela elaboração de uma tipologia, esse projeto de pesquisa visa à correta determinação e a conceitualização de percursos de formação com desenvolvimentos bem-sucedidos, abortados ou problemáticos.

Keywords : ensino; relação com o conhecimento; psicanálise; profissionalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )