SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir dos conceitos de transferência e discursoDe que hoje padecem os professores da Educação Básica? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

WEBER, Jean-Marie  e  STROHMER, Julia. Quem tem medo do saber não sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.49-69. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49812.

O objetivo de todo professor é o de transmitir saber, bem como de apoiar e acompanhar os jovens em seu desejo de saber. Assumir a função de professor requer questionar-se sobre a relação com o saber, tanto do aluno quanto o seu próprio. Os futuros professores devem, portanto, enfrentar a pergunta se eles querem ou não assumir essas funções. Por meio de uma pesquisa qualitativa longitudinal, os autores desse artigo interessaram-se pelos processos de subjetivação e de profissionalização de futuros professores, e isso a partir de uma perspectiva psicanalítica de orientação lacaniana. Auxiliados por estudos de casos individuais e pela elaboração de uma tipologia, esse projeto de pesquisa visa à correta determinação e a conceitualização de percursos de formação com desenvolvimentos bem-sucedidos, abortados ou problemáticos.

Palavras-chave : ensino; relação com o conhecimento; psicanálise; profissionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )