SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64Who is afraid of the unknown knowledge? Determinants of the relation with knowledge in the formation of teachers-traineesResearch-intervention in continuing teacher education and the analysis device of professional practices of psychoanalytic orientation: revisiting some questions and considerations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

PEREIRA, Marcelo Ricardo. De que hoje padecem os professores da Educação Básica?. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.71-87. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49815.

O artigo constrói um espectro possível que entremeia os territórios da educação e da saúde no que tange ao mal-estar docente de hoje. Trata-se de algo muito alardeado, mas nunca profunda ou suficientemente esclarecido sobre o padecimento psíquico de professores que se dizem cada vez mais deprimidos, estressados, esgotados, angustiados, hipermedicalizados, em pânico ou desistentes. Com base na psicanálise, mas sem hermetismos conceituais, o texto desce aos detalhes e revela as forças desse mal-estar: a inibição do professor de se colocar à prova, sua coragem moral invertida e o recuo de seu desejo. Passa-se a compreender não apenas o que docentes narraram sobre suas vidas e práticas, mas também o quanto o aspecto genealógico, o narcisismo e a ausência de saberes podem estar contribuindo para manter uma “zona de depressão moral”, em que certos profissionais produzem o pior para si mesmos. E o que fazer? Através da “pesquisa-intervenção de orientação clínica”, metodologia empregada para o trabalho, mostramos aos formadores e aos gestores educacionais dispositivos possíveis para que a palavra seja liberada, o sintoma seja destravado e a responsabilidade de cada um seja politizada.

Keywords : mal-estar docente; padecimento psíquico; educação básica; psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )