SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64Research-intervention in continuing teacher education and the analysis device of professional practices of psychoanalytic orientation: revisiting some questions and considerationsFrom “living-dead” to “undead”: magical thinking, violence and insurgency in the present protests author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

PIRONE, Ilaria. Impasses atuais da relação educativa: o fracasso escolar, uma janela aberta sobre nossa contemporaneidade. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.103-116. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1560/0104-4060.49811.

Partindo de uma abordagem psicanalítica no campo da educação, este artigo quer fazer emergir “um outro discurso” em relação ao fracasso escolar, em francês dito décrochage scolaire, com base na análise do material resultante de uma pesquisa realizada pela equipe Clinique de l’éducation et de la formation (CLEF-CIRCEFT), entre 2013 e 2016, na Île de France. O cruzamento entre as questões que emergem do discurso dos sujeitos encontrados nos diversos campos, alunos e profissionais, e a resposta institucional ao que se tornou um “fenômeno”, parece assinalar um tipo de fracasso do encontro entre adultos e adolescentes. O artigo propõe então a leitura dos processos de fracasso escolar como uma manifestação dos novos impasses, aos quais a relação educativa em nossa contemporaneidade deve fazer face.

Keywords : fracasso escolar; sistema educativo; psicanálise; afetos; desejo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )