SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e consideraçõesDe “mortos-vivos” a “não-mortos”: pensamento mágico, violência e insurgência nos protestos atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

PIRONE, Ilaria. Impasses atuais da relação educativa: o fracasso escolar, uma janela aberta sobre nossa contemporaneidade. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.103-116. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1560/0104-4060.49811.

Partindo de uma abordagem psicanalítica no campo da educação, este artigo quer fazer emergir “um outro discurso” em relação ao fracasso escolar, em francês dito décrochage scolaire, com base na análise do material resultante de uma pesquisa realizada pela equipe Clinique de l’éducation et de la formation (CLEF-CIRCEFT), entre 2013 e 2016, na Île de France. O cruzamento entre as questões que emergem do discurso dos sujeitos encontrados nos diversos campos, alunos e profissionais, e a resposta institucional ao que se tornou um “fenômeno”, parece assinalar um tipo de fracasso do encontro entre adultos e adolescentes. O artigo propõe então a leitura dos processos de fracasso escolar como uma manifestação dos novos impasses, aos quais a relação educativa em nossa contemporaneidade deve fazer face.

Palavras-chave : fracasso escolar; sistema educativo; psicanálise; afetos; desejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )