SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64Impasses atuais da relação educativa: o fracasso escolar, uma janela aberta sobre nossa contemporaneidadeContribuições do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação: a articulação psicanálise e educação e o significado de aluno-sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

ARREGUY, Marília Etienne. De “mortos-vivos” a “não-mortos”: pensamento mágico, violência e insurgência nos protestos atuais. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.117-135. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.50025.

O presente ensaio parte da ideia de que certa juventude apolítica, os mortos-vivos alienados pelo consumo, tenham ressurgido das trevas como “não-mortos”, indignados em movimentos sociais que se alastraram na última década como forma de reação à exploração e usurpação entranhada no Estado. Contudo, a violência objetiva do capital ainda permanece invisibilizada. Critica-se a “passagem ao ato violento” com base no “pensamento mágico” de que se possa derrubar o sistema com estratégias que não sejam coletivamente estruturadas. A juventude insurgente acaba sendo punida, tornando-se foco de repressão com base na criminalização da “violência subjetiva”. Do movimento blackblock ao movimento de ocupação das escolas, os jovens indignados vêm construindo novas formas críticas de romper com a lógica punitiva a que estão submetidos.

Palavras-chave : pensamento mágico; insurgência; violência; mortos-vivos; alienação; psicanálise e política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )