SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64From “living-dead” to “undead”: magical thinking, violence and insurgency in the present protestsVulnerability to stress, coping and burnout of Portuguese childhood educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

VALENTE, Tamara da Silveira. Contribuições do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação: a articulação psicanálise e educação e o significado de aluno-sujeito. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.137-152. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49810.

Neste artigo são apresentados os objetivos do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criado em 2008. Foi dado ênfase a alguns aspectos de pesquisas efetivadas no Programa de Pós-Graduação em Educação do Setor de Educação da UFPR, notadamente àqueles relacionados às possíveis contribuições da psicanálise ao ato educativo, e ao conceito de sujeito. As reflexões conduziram à noção de que a Psicanálise pode contribuir com Educação, entre outros motivos porque professores e educadores que conhecem os conceitos da metapsicologia se permitem construir com eles uma nova concepção de educação e consequentes inovações em seu ato educativo.

Keywords : psicanálise e educação; aluno-sujeito; ato educativo; pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )