SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64De “mortos-vivos” a “não-mortos”: pensamento mágico, violência e insurgência nos protestos atuaisVulnerabilidade ao estresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

VALENTE, Tamara da Silveira. Contribuições do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação: a articulação psicanálise e educação e o significado de aluno-sujeito. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.137-152. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49810.

Neste artigo são apresentados os objetivos do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criado em 2008. Foi dado ênfase a alguns aspectos de pesquisas efetivadas no Programa de Pós-Graduação em Educação do Setor de Educação da UFPR, notadamente àqueles relacionados às possíveis contribuições da psicanálise ao ato educativo, e ao conceito de sujeito. As reflexões conduziram à noção de que a Psicanálise pode contribuir com Educação, entre outros motivos porque professores e educadores que conhecem os conceitos da metapsicologia se permitem construir com eles uma nova concepção de educação e consequentes inovações em seu ato educativo.

Palavras-chave : psicanálise e educação; aluno-sujeito; ato educativo; pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )