SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64Higher education and affirmative action policies in Rio Grande do Sul: inequalities and equitySilence of specific groups of children in researches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

GOMES, Arilson dos Santos. Africanidades e diversidades no ensino de História: entre saberes e práticas. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.189-214. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.48996.

Este artigo tem como objetivo discutir o uso das africanidades na educação escolar, em particular o uso das representações de divindades cultuadas no estado do Rio Grande do Sul e a sua possível semelhança funcional na prática de ensino com os mitos gregos. Outro objetivo da narrativa é demonstrar os desafios para o ensino da diversidade e das relações étnico-raciais no Brasil, bem como avaliar um plano de aula da disciplina de História realizada em uma escola pública na cidade de Porto Alegre, capital do Estado. A fim de interpretar os resultados da proposta de aula, foram analisados os relatórios produzidos pelos próprios alunos. Por meio do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2009), nos seus aspectos qualitativos, e tendo como corpus documental os registros dos alunos, verificou-se o interesse e a motivação por parte dos alunos das sete turmas envolvidas na atividade.

Keywords : africanidades; diversidade; ensino de História e de Cultura Afro-brasileira; análise de conteúdo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )