SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64Educação superior e políticas de ação afirmativa no Rio Grande do Sul: desigualdades e equidadeO silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

GOMES, Arilson dos Santos. Africanidades e diversidades no ensino de História: entre saberes e práticas. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.189-214. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.48996.

Este artigo tem como objetivo discutir o uso das africanidades na educação escolar, em particular o uso das representações de divindades cultuadas no estado do Rio Grande do Sul e a sua possível semelhança funcional na prática de ensino com os mitos gregos. Outro objetivo da narrativa é demonstrar os desafios para o ensino da diversidade e das relações étnico-raciais no Brasil, bem como avaliar um plano de aula da disciplina de História realizada em uma escola pública na cidade de Porto Alegre, capital do Estado. A fim de interpretar os resultados da proposta de aula, foram analisados os relatórios produzidos pelos próprios alunos. Por meio do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2009), nos seus aspectos qualitativos, e tendo como corpus documental os registros dos alunos, verificou-se o interesse e a motivação por parte dos alunos das sete turmas envolvidas na atividade.

Palabras clave : africanidades; diversidade; ensino de História e de Cultura Afro-brasileira; análise de conteúdo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )