SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue64Africanity and diversity in the teaching of History: between knowledge and practiceImpacts of lessons management based on Mathematics words problems on learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

PRADO, Renata Lopes Costa. O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.215-230. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.48216.

Temos assistido, pouco a pouco, a ampliação do espaço outorgado à voz das crianças em pesquisas das ciências sociais e humanas, embora historicamente elas tenham tido seu direito de falar negado, por serem vistas como incompetentes para julgar e informar adequadamente. O artigo discute como a perspectiva delas vem sendo incorporada na pesquisa brasileira, dando especial ênfase à caracterização das crianças envolvidas. Analisou-se 179 artigos de antropologia, educação, psicologia e sociologia que relatam pesquisas com crianças, publicados entre 2000 e 2012, em periódicos classificados como A1 ou A2, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Crianças pequenas, que vivem na zona rural e/ou nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste permanecem silenciadas. São ausências com importantes repercussões teóricas e políticas.

Keywords : crianças; pesquisa; estudos sociais da infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )