SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64Africanidades e diversidades no ensino de História: entre saberes e práticasImpactos da gestão de aulas baseadas em problemas verbais de Matemática sobre a aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

PRADO, Renata Lopes Costa. O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.215-230. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.48216.

Temos assistido, pouco a pouco, a ampliação do espaço outorgado à voz das crianças em pesquisas das ciências sociais e humanas, embora historicamente elas tenham tido seu direito de falar negado, por serem vistas como incompetentes para julgar e informar adequadamente. O artigo discute como a perspectiva delas vem sendo incorporada na pesquisa brasileira, dando especial ênfase à caracterização das crianças envolvidas. Analisou-se 179 artigos de antropologia, educação, psicologia e sociologia que relatam pesquisas com crianças, publicados entre 2000 e 2012, em periódicos classificados como A1 ou A2, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Crianças pequenas, que vivem na zona rural e/ou nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste permanecem silenciadas. São ausências com importantes repercussões teóricas e políticas.

Palabras clave : crianças; pesquisa; estudos sociais da infância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )