SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisasO conhecimento matemático no periódico Evangelisch-Lutherisches Kinderblatt für Südamerika índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de. Impactos da gestão de aulas baseadas em problemas verbais de Matemática sobre a aprendizagem. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.231-246. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.46978.

Este artigo apresenta potenciais êxitos e constrangimentos apresentados em aulas baseadas em problemas verbais escritos de Matemática impactando sobre a aprendizagem de alunos do oitavo ano do ensino fundamental português. Os problemas foram propostos por futuros professores em meio ao estágio supervisionado na Universidade de Lisboa. Os dados emergiram de estratos da interação/intervenção de um professor-orientador com três estagiárias sobre as gestões de suas aulas baseadas em problemas verbais escritos de Matemática. Foram identificados êxitos tais como associar figuras geométricas às respectivas expressões algébricas e conduzir as explicações por questionamentos diretos sobre o tema e constrangimentos como confusões conceituais matemáticas, comandos escritos sem sentido para os alunos, termos sem a devida contextualização para o contexto matemático. A investigação contou com apoio teórico de autores e pesquisadores sobre a resolução de problemas, a compreensão de textos de enunciados de problemas de Matemática e a formação na/da prática docente.

Palabras clave : gestão de aulas; problemas verbais; Matemática; prática docente; aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )