SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64O conhecimento matemático no periódico Evangelisch-Lutherisches Kinderblatt für SüdamerikaAdolescência, internet e tempo: desafios para a Educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MEDINA, Alice. As escritas corporais da caixinha de música: Educação Infantil. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.267-281. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.48668.

O presente estudo foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil em Brasília, no Distrito Federal, com crianças e baseado na expressão corporal no contexto de pertencimento da infância. O objetivo do estudo foi verificar a expressão corporal baseada na escuta musical e na representação e expressão corporais das crianças da Educação Infantil, baseada na relação entre a caixinha de música e a livre expressão como forma de linguagem e de comunicação. Em relação à metodologia utilizada, foi um estudo qualitativo-descritivo com o registro da expressão corporal de cada criança. Participaram das atividades crianças na faixa etária média de cinco anos do Jardim II - Turma com 18 crianças (horário vespertino) de Educação Infantil, após autorização dos responsáveis. Como conclusão observou-se que ao contemplar a livre expressão do corpo infantil, ao se expressar, a criança poderá se desenvolver de forma mais plena e alegre, possibilitando relacionar a dimensão externa com os estímulos apresentados e com a dimensão interna, ou seja, o que ela é a partir dos sentidos e significados de sua identidade, ampliando seu senso de pertencimento.

Palabras clave : corpo; música; Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )