SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe issue1Educationalists building their identities: between submission and choicesProfessional formation in higher education institutions and pedagogical practice in basic education: intentions, realizations and ambiguities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

HARDT, Lúcia Schneider  and  MOURA, Rosana Silva de. Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.1, pp.39-50. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49151.

Nosso propósito neste texto é apresentar alguns aspectos de uma experiência desenvolvida em educação na modalidade EaD, tendo em vista a figura do coordenador pedagógico. A partir de uma perspectiva filosófica, procuramos incidir nossa análise para além do aspecto formal do relato de experiência, buscando significação para as práticas pedagógicas através da incorporação de elementos que elaboram a dialética entre a interrupção e a criação, presentes nessas práticas. Com o aporte filosófico de Jorge Larrosa, em diálogo com a tradição, adentramos mais fundo na própria ideia de experiência formativa. Nosso intento é o de conferir à experiência sentidos de incompletude, de desvio, de incerteza, como sendo elementos aparentemente débeis de formação, mas que ampliam a significação do humano e de sua atuação na educação. Diante dessa possível radicalidade que nos dá a filosofia, como pensar a tarefa do pedagogo na escola?

Keywords : Tarefa do pedagogo; Interrupção; Criação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )