SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe issue1The role of the pedagogical coordenator in the public schools in São Paulo: amongst the pedagogical questions and managerialismPedagogical coordination, continued education and ethnic-racial diversity: a challenge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

COELHO, Wilma de Nazaré Baía  and  SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.1, pp.87-102. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.49152.

O artigo apresenta práticas que conformam a formação e a atuação de coordenadoras pedagógicas de cinco escolas da periferia do município de Belém, estado do Pará, tendo por base as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica, de 1 de julho de 2015. Nossa intenção é analisar como o percurso formativo desses profissionais (des)favorece práticas pedagógicas atentas aos “sentidos de diversidade e desigualdade”. Analisaremos os processos formativos e as práticas pedagógicas das coordenadoras atuantes em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, tendo a compreensão de que a interferência de técnicos pedagógicos sobre os procedimentos teóricos e metodológicos é decisiva para a condução do trabalho pedagógico de uma instituição escolar, uma vez que estes profissionais figuram entre os que atuam na definição de políticas educacionais internas. Entre as conclusões realizadas, constatamos, por meio de documentos escritos e orais, o descompasso entre a formação para uma escola ideal e o parco conhecimento das relações contextuais de desigualdades, afetando estruturalmente as práticas pedagógicas.

Keywords : Coordenadoras pedagógicas; Escola Básica; Práticas; Diretrizes Curriculares; Sentidos de diversidade e desigualdade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )