SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe issue1Pedagogical coordinators and diversity: between training courses and practices at elementary schoolThe labour Insertion of the Pedagogues in the Framework of the Active Labour Market Policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CATANANTE, Bartolina Ramalho  and  DIAS, Lucimar Rosa. A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.1, pp.103-113. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.51130.

Este artigo almeja discutir os desafios colocados ao trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) como responsável pela formação continuada nas instituições escolares e a necessária inclusão nessas atividades da educação para as relações étnico-raciais, conforme determina as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial e Continuada de Professores. A nós nos interessa compreender o que se espera desse(a) profissional na articulação do papel formador com as normativas que assegurem o direito a todos (as) de acessarem uma educação que contemple a diversidade étnico-racial. Nossa conclusão é que, se não for acompanhada de apoio institucional, a carga de responsabilidade atribuída à formação realizada no lócus da escola pelo(a) coordenador(a) dificilmente levará a uma educação que promova a igualdade racial tal qual prevista nas normativas.

Keywords : Formação de professores; Coordenação pedagógica; Diversidade étnico-racial..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )