SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe número1Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básicaLa inserción laboral de los pedagogos en el marco de las políticas activas de empleo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CATANANTE, Bartolina Ramalho  y  DIAS, Lucimar Rosa. A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.spe, n.1, pp.103-113. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.51130.

Este artigo almeja discutir os desafios colocados ao trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) como responsável pela formação continuada nas instituições escolares e a necessária inclusão nessas atividades da educação para as relações étnico-raciais, conforme determina as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial e Continuada de Professores. A nós nos interessa compreender o que se espera desse(a) profissional na articulação do papel formador com as normativas que assegurem o direito a todos (as) de acessarem uma educação que contemple a diversidade étnico-racial. Nossa conclusão é que, se não for acompanhada de apoio institucional, a carga de responsabilidade atribuída à formação realizada no lócus da escola pelo(a) coordenador(a) dificilmente levará a uma educação que promova a igualdade racial tal qual prevista nas normativas.

Palabras clave : Formação de professores; Coordenação pedagógica; Diversidade étnico-racial..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )